14 de mar. de 2011

Mobilização para a Pré Conferência de Cultura Afro-Brasileira, nossa responsabilidade


Em primeiro lugar axé para todos e todas! Peço licença para chegar com as mensagens referentes ao processo da I Pré-Conferência de Cultura Afro-Brasileira do DF!


No Distrito Federal estamos em intenso processo de realização das etapas regionais, setoriais e livres para a III Conferência Distrital de Cultura. A partir da luta empreendida por nós e, com a sensibilidade do Secretário de Cultura do DF e sua equipe, conquistamos um setorial chamado Cutura Afro-brasileira, ou seja, nossas demandas específicas serão debatidas e incorporadas nas propostas da III Conferência, que será a base para as políticas públicas culturais do DF no próximo biênio.


Como todas as nossas conquistas, do povo preto, esta vem com a necessidade de mais trabalho ainda! Teremos no dia 4 de abril, no Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul, a Pré Conferência de Cultura Afro-Brasileira. É lá que elegeremos delegadas e delegados e tiraremos propostas a serem encaminhadas para a Plenária Final. No dia 4, para cada dez pessoas presentes, é possível eleger uma delegada ou um delegado, então, temos que simplesmente lotar o local para garantir máxima representação da nossa temática.


Como sabem, a população negra do DF chega a quase 50% e está presente em todas as Regiões Administrativas. A cadeia produtiva da cultura no DF está cercada por artistas, intelectuais e gestoras/es negros, trabalhando, ou não, com o recorte racial. No ano de 2010 tivemos três importantes conferências, onde formulamos propostas que podemos agora revisitar, incorporar e reafirmar 1. Conapir, Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial 2. Conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira 3. Conferência Nacional de Comunicação, onde houve intensa movimentação das Cojiras e Conajira (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial). Estamos munidas e munidos. Agora precisamos nos movimentar amplamente, mobilizar a população negra, os movimentos negras, entidades, coletivos, militâncias autônomas, artistas, produtores e produtoras culturais e representantes de toda a nossa riqueza de manifestações.


Precisamos estar, todos e todas, no dia 04 de abril para fazer a Pré-Conferência de Cultura Afro-brasileira e mobilizar as nossas redes para fazer o mesmo. Houveram três reuniões preparatórias para a pré-conferência. Em grupos, estamos produzindo textos para a divulgação, estudando e separando as melhores propostas das conferências anteriores para nos servir com base e vendo a possibilidade de estruturar um espaço para apresentações culturais ao final.


O que precisamos, para além desses grupos montados, é justamente que a divulgação seja replicada, ampla e incansável, atingindo todas as cidades do DF. E por isso o presente e-mail. Um pedido para nos unirmos em torno deste momento tão importante. “Guerra preta, estratégia quilombola”! Acredito que é importe a participação de todos os setores e pessoas, mesmo as não ligadas diretamente ao movimento cultural. Afinal, a cultura negra e todas as suas manifestações, sempre cumpriram o papel de transformar as relações e sobreviver criando uma espécie de sobrecultura: a da resistência.


A Conferência de Cultura do Distrito Federal será realizada de 28 de abril a 1 de maio. Lá também deveremos estar todos e todas juntas, seja para votar propostas, observar ou simplesmente compor e reforçar quantas e quantos somos, nossa força.


Por último, temos a possibilidade de criar algumas moções para a plenária geral da Conferência. Acredito que tenhamos muitas questões a colocar nesse sentido, como por exemplo o vinte de novembro feriado.


Vamos compor no sentido de mostrar força, presença e consistência de nossas propostas. Penso que por meio da discussão e implementação de políticas públicas para a cultura avançaremos muito na luta por igualdade racial no DF.


Para ter acesso a mais informações e para baixar a ficha de inscrição da pré-conferência e da conferência, acessem: http://www.conferenciaculturadf.blogspot.com/

Por favor, repasse estas informações para suas redes!!!

0 comentários:

 

Griô Produções Powered By Blogger © 2009 Bombeli | Theme Design: ooruc