21 de jan. de 1999

ARTISTAS

GOG

Que GOG é referência nacional todo mundo sabe. Nos seus vinte e cinco anos de carreira, sempre defendeu a produção independente no hip hop. Inicialmente era B-boy. Sempre politizado. Militante incansável das causas sociais. Primeiro cantor de rap nacional a abrir o seu próprio selo, por onde colocou nas ruas ótimos trabalhos, seus, e de outros importantes grupos do Distrito Federal e Entorno. Investiu em formas de distribuição ainda inovadoras para a maioria dos rappers brasileiros.
Para além do compromisso social, o compromisso com seu trabalho artístico e com os artistas que colocou no mercado, GOG tem um currículo extenso de estrada. Vinte e seis anos de carreira, nove discos lançados e diversos prêmios. Aos quarenta e quatro anos tem a mente impressionamenten oxigenada e progressista. Um dos resultados da maturidade do ritmo e poesia de Genival Oliveira Gonçalves é o DVD Cartão Postal Bomba, gravado com a banda MPB-Black, com participações especiais do rap, além de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, como Paulo Diniz, Lenine, Maria Rita e Gerson King Combo.
Em 2010 espera para mostrar mais resultados de sucesso, como por exemplo, o lançamento do livro "A Rima Denuncia", onde conta, além da sua história de artista e militante, importantes marcos da cultura hip hop e algumas composições ainda inéditas.
Membro atuante do Movimento Música para Baixar, o Poeta do Rap Nacional vem fazendo importantes discussões sobre Direito Autoral. Todos os seus discos podem ser baixados no site
http://www.rapnacional.com.br/, gratuitamente ou com uma contribuição, à sua escolha. Sirva-se à vontade, GOG não tem contra-indicação e faz bem.
Prestigie posições periféricas, pancadas poéticas, papo parabólico para povo pedindo passagem pelo pensamento precurssor. Proponho: passeie pela proposta preciosa: G-O-G! Prepadad@?

Site Oficial

Vera Verônica

Militante do movimento cultural hip hop desde o ano de 1992, Vera Verônika atua como Rapper, Pedagoga, Palestrante e Produtora de eventos voltados às comunidades carentes e jovens em estado de risco. Seu primeiro trabalho solo, intitulado VERA VERONIKA CANTA-MPB-RAP Música p/ o Povo Brasileiro em Ritmo e Poesia, traz 26 faixas, entre músicas e interludes. Rap, samba, reggae e mpb, com variadas participações como GOG , X (ex cambio negro), Dino Black ,Dj Raffa, R-Dy, Rey (Cirurgia Moral) , entre outros nomes no rap nacional .
Juntamente com a música, desenvolve trabalho social no Recanto da Paz, situado em Valparaíso de GO, onde coordena um lar com crianças em idade entre 0 a 16 anos. A renda para desenvolver este projeto provém do artesanato fabricado pelas crianças e comercializado na feira da Torre de TV de Brasília, além do retorno dos shows e palestras da cantora e a colaboração dos amigos.
A grande luta da rapper é pelo resgate da auto-estima dos jovens evadidos das escolas, em estado de risco, envolvidos em gangues, prostituição infantil e menores infratores. Com eles trabalha, sobretudo, questões de gênero e raça. Há três anos desenvolve o projeto Rap e Educação (O Rap como instrumento pedagógico no cotidiano do jovem de periferia).
No palco, Verônika conta com a presença do Dj Chokolaty, uma das figuras mais importantes do cenário brasiliense.
Com várias apresentações no DF, GO, SP, RJ e outros estados, Vera Verônika fez participações em diversas coletâneas, shows beneficentes, festivais culturais de rap como Minas na Rima, Picasso não Pichava, 300 anos de Zumbi, Hip-Hop pela paz I, II, III, 24 horas de rap do I ao V, RAP Chrystimas, Festival HUTUS 2004 e 2006, Fórum Nacional de Hip Hop em Goiânia, Festival Abril Pro Rap 2005, Fórum de Gênero e Raça no RJ, Fórum de HIP HOP do DF e Entorno , Projeto Minas da Rima 2005 edição RJ, entre outros. Publicou artigos em jornais, revistas, rádios, palestras e debates em escolas, orfanatos, reformatórios, núcleos de educação e centros sociais. Algumas das palestras de Vera Verônika: Aniversario da Fundação Cultural Palmares com o debate do filme “Vista minha pele”, O papel da mulher no movimento hip hop, O rap como instrumento pedagógico, Dimensão de gênero e raça no movimento cultural hip hop, Seminário Minas da rima, entre outras.

Site Oficial


Nego Dé

No ano de 1991 André Felipe, vulgo Nego Dé, inconformado com a realidade social da Região Administrativa de Ceilândia onde morava, escreve os primeiros versos que mais tarde viriam a ser sua arma de protesto transformada em letras de rap. Nos anos seguintes seus anseios foram divididos com mais dois colegas, Kubano e Beetles, formando, assim, em 1995, o grupo Falso Sistema, que participou da formação da identidade do rap no Distrito Federal e Entorno.
As diversas apresentações renderam sucesso para o grupo e para Nego Dé. Em 1998 foi convidado a participar de uma música do álbum “Das Trevas à Luz” do rapper GOG, juntamente com Japão (Viela 17) e FÉLIX – COBAN. A faixa, chamada “Somente Deus por Testemunha” teve boa aceitação do público. Nego Dé foi um dos destaques e passou a ser conhecido nacionalmente. No mesmo ano o FALSO SISTEMA participou da coletânea “Linha de Frente” pela gravadora paulista NOSSO SOM, com duas músicas que se destacam com o estilo próprio das letras de Nego Dé. No ano de 1999, o grupo assina com a gravadora CD BOX e inicia a gravação do álbum com produção do DJ Elívio Blower e direção do DJ Mano Mix e Falso Sistema. Em meio às gravações nos estúdios surge a proposta vinda de Mano Mix de lançar um projeto no qual rappers e DJs de vários grupos formassem um só. O projeto foi adiante e de imediato começou a gravar com o nome de M.A.F.I.A. (Malucos Aliados Fudidamente Irritados com a Alienação), que tinha como integrantes Nego Dé, Dino Black, WM, DJ Beetles e Mano Mix. Em maio de 2000 lançam o álbum “Só Mafioso Na Rima” pela CD BOX e mais uma vez a performance de Nego Dé é um dos destaques. Ainda em 2000 o álbum “Contra Ataque – 1º Ato” do Falso Sistema é lançado e tem ótimas críticas. Em 2001 a convite da gravadora CD BOX, Nego Dé interpreta quase todas as faixas do 1º álbum do grupo A Entidade e passa definitivamente a ser considerado um dos maiores rappers do Centro-Oeste. Também em 2001 Falso Sistema lança um LP independente com três faixas somente em vinil. Em 2002 o grupo se desfez e Nego Dé reiniciou a caminhada solo.
Em 2007 foi convidado novamente pelo rapper GOG a participar de seu DVD, gravado na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. Atualmente trabalha em seu 1º álbum “O Peão Que Deu Um Xeque-Mate”, que expõe reviravoltas do dia-dia, com o objetivo de trazer reflexão em busca de mais igualdade e paz interior. Cada faixa relata uma passagem de experiências que todos nós passamos na vida. Em 2010 Dé lançará seu primeiro disco solo pelo selo Só Balanço.


Site Oficial


Ignore Por Favor

Pedro Sussumu, ou, se preferir, "Ignore Por Favor", pontuou os primeiros traços no graffiti no ano de 2000. Nessa época, seu pseudônimo era Ducontra. Qualquer semelhança não é mera coincidência: a busca de novas linguagens o levou a unir-se com importantes nomes do grafffiti como Daniel Melim, Odirlei Regazzo (Sapo), Rodrigo Souto (Maionese) e Thomas Heberton (Sinho). E eis que, juntos, formaram um dos crews mais conhecidos de São Paulo, Ducontra.

Ignore por Favor, desde o início esbanjando originalidade, ousadia e inspiração, rapidamente transformou-se em referência para os novos escritores de rua.
Em 2002 iniciou o que marcaria seu trabalho: o uso da tinta látex, não apenas como elemento secundário do graffiti, como protagonista de toda sua obra. No ano seguinte, seu trabalho ganhou força e inspirou uma das melhores festas de graffiti de São Paulo até então: a "Spray não entra", com algumas participações muito especiais, como a ANX (Fhinok, Saguy).
Após formar-se em Artes Cênicas (2004) na antiga faculdade Teresa D´Avila, em Santo André, buscou novos elementos artísticos e principalmente um trabalho mais teórico, levando-o a uma pós-graduação em história da arte (pós modernismo).
Nos meses seguintes a um estudo mais aprofundado, o resultado foi o retorno da técnica e do efeito visual, onde o conceito ou a razão está nas experiências que o levam a pintar determinado tema. Sua técnica, misto de látex e spray, tem uma resposta fácil entre o renascentismo e o impressionismo, e de aplicação dual na rua e na tela, igual e diferente e diferente de tudo o que se viu.
O trabalho de Ignore Por Favor está nas ruas de todo o país e também em telas. Nos muros, na academia, em algumas paredes particulares e nas capas de algumas dezenas de revistas. Quem vê impressiona-se com uso de cores, o olhar e a sensibilidade bastante particulares, impossíveis de confundir. Mais impossível ainda Ignorar, mesmo pedindo Por Favor.

Site Oficial

Brasil Style B.Girls

O grupo Brasil Style B. Girls (BSB. Girls) foi formado em 2003. Primeiro grupo de Breaking do Distrito Federal composto exclusivamente por mulheres. O BSBGIRLS visa incentivar a prática do Breaking entre o público feminino (Bgirling), divulgando-o e contribuindo para o fortalecimento da cultura Hip Hop no Brasil, através da Arte-Educação, por meio de Oficinas, workshop, apresentações, shows, competições, montagens de espetáculos, campanhas publicitárias e fazer com que essa modalidade de dança seja reconhecida como dança moderna e contemporânea, por desenvolver o mesmo nível técnico. Buscando o profissionalismo.

O grupo conta hoje com sete integrantes, na faixa etária de 21 a 30 anos e uma escolinha com mais quatro integrantes de 16 a 18 anos. Sendo que duas do grupo base são de São Paulo e uma do Curitiba. Apesar do pouco tempo de formação, o BSB.Girls tem em seu currículo diversas apresentações, com destaque em participações nos eventos Brasília Music Festival Mix 2005 e Vivo Open Air, além dos shows de lançamento do disco “Tarja Preta”, do rapper GOG e participação nas comemorações da Semana da Consciência Negra, organizada pela Fundação Palmares.Além de apresentações por três anos consecutivos, o grupo conquistou varias premiações:

· Destaque Feminino no Festival Brasileiro de Dança de Rua/DF em 2003.
· Campeãs na modalidade “coreografia em dupla” Festival Brasileiro de Dança de Rua/DF 2004.
· 1º e 2º lugar (individual de Bgirls) na Batalha 3 versus 3 em 2005.
· 1º e 2º lugar (individual de Bgirls) no Meeting Hip Hop Indaiatuba/SP em 2005.
· 1º lugar (individual de Bgirls) no I Festival Livre Movimento Break Dance de Ermelino Matarazzo/SP em 2005.
· 1º lugar (batalha de Footwork) Meeting Hip Hop Valinhos/SP em 2005, tendo a primeira mulher a conseguir essa colocação no País.
· Primeiras mulheres a participar da competição mundial Red Bull BC one/SP em 2006.
· 3º lugar no Festival internacional de Hip Hop Em curitiba.
· 1ºLugar na Battle of The Year Brasil, São Paulo.

Com o intuito de divulgar a Cultura Hip Hop e contribuir para a valorização do Bgirling e da mulher. O BSB.Girls é um grupo inovador, empreendedor que mudou o cenário nacional. Tem um trabalho diferenciado, que visa inserir a prática da dança de rua em academias desportivas, festivais de dança, centros culturais, etc. Desenvolvem um trabalho de estudo e pesquisa com cultura afro brasileira e a cultura afro americana e suas semelhanças.


Site Oficial

1 comentários:

Anônimo disse...

pTo choquita!!! Rs!! Amei o blog Sá e se quiserem, tem uma amiga que faz registros fotográficos maravilhosos de um terreiro em Garulhos há anos, trabalho sério e poético ;)Bjbj
Paula (Dri!)

 

Griô Produções Powered By Blogger © 2009 Bombeli | Theme Design: ooruc